JPND BIOMARKAPD Course 2016

:: News :: Outras Reuniões de Interesse ::

JPND BIOMARKAPD Course

The CNC.IBILI is pleased to host the JPND BIOMARKAPD Course,
"Biological markers in Neurological diseases - Present and Future approaches"
from 23rd and 24th of June 2016 in Coimbra, Portugal

Link :: www.jpnd_course.cnc.uc.pt ::
Link :: Poster ::

1ª Reunião do Núcleo de Estudos de Geriatria

DIVULGAÇÃO :: Outras Reuniões de interesse

1ª Reunião do Núcleo de Estudos de Geriatria
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
Tomar - 12 e 13 de Março de 2015
www.facebook.com/germi.spmi

 

Para aceder ao Programa da 1ª Reunião do Núcleo de Estudos de Geriatria

Link Programa PDF

 

Programa da 28ª Reunião

A 28ª Reunião do Grupo de Estudo de Envelhecimento Cerebral e Demências

decorrerá nos próximos dias 27 e 28 de Junho,

em Aveiro, no Hotel Meliá Ria.

 

O Programa Final encontra-se disponível aqui:

Programa 28ª Reunião GEECD

Espectáculo Solidário

28ª Reunião do GEECD

O GEECD mantendo o espírito do seu fundador, o Professor Carlos Garcia, de ajudar os doentes com Demência e os seus cuidadores, e em sua homenagem, decorridos 10 anos sobre a sua morte, tem a iniciativa de organizar um espectáculo solidário, na cidade de Aveiro, a favor do Núcleo de Aveiro da Alzheimer Portugal. 
Participa!

 27 Junho 2014, pelas 21h e 30m  |  Centro de Congressos Cidade de Aveiro

 Alzheimer espectaculo solidario II

Reunião: Biomarcadores genéticos e bioquímicos no sangue e LCR

 

Programa Final

 

Resumos

 

Caros amigos,

É com muito prazer que divulgamos a reunião de biomarcadores genéticos e bioquímicos no sangue e LCR que irá decorrer no âmbito da reunião do Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demência, na manhã de 29 de Junho logo a partir das 9:30 da manhã e até às 12:30 e cujo programa poderão consultar aqui. Reunio_-__Biomarcadores

Gostaríamos de pedir aos representantes de todos os laboratórios/centros de investigação que estejam presentemente a desenvolver a sua investigação no âmbito dos biomarcadores bioquímicos e dos marcadores genéticos que preparassem uma apresentação, com a duração de 10 minutos, sobre os 4 primeiros pontos do programa em anexo. Após estas apresentações, e ainda na primeira parte desta reunião, seguir-se-á um período de discussão.

Informamos ainda que as apresentações orais dos trabalhos que irão decorrer na segunda parte desta reunião terão a duração de 10 minutos + 5 minutos de discussão.

Despedimo-nos, agradecendo a vossa activa participação na organização da nossa reunião pois a vossa ajuda continuará a ser sempre imprescindível para que o nosso Grupo continue a ter o carácter dinâmico e inovador na discussão e disseminação dos diferentes temas de interesse abordados pelas vastas áreas de estudo que se dedicam ao tema do envelhecimento cerebral e demências.

Saudações Cordiais!

GEECD

Doença de Alzheimer - Problemas do Diagnóstico Clínico

O Professor Carlos Garcia foi pioneiro no desenvolvimento da área das demências em Portugal. Fundou em 1986 o Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demências, em 1988 a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, e em 1990 a primeira Consulta de Demências no país e uma das primeiras na Europa.

Foi através da defesa da sua tese "Doença de Alzheimer, problemas do diagnóstico clínico", que em 1985 obteve o Grau de Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade com distinção e louvor.

Esta é, sem dúvida, uma obra seminal, e um marco na história da investigação sobre demências em Portugal que ainda hoje, representa uma ferramenta útil para o estudioso da doença de Alzheimer. Infelizmente, é uma obra rara e de difícil acesso, cuja memória, intrinsecamente visionária e multidisciplinar, gostaríamos de poder preservar. É assim, com muito prazer, que anunciamos ter disponibilizado na página do Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demências a versão digitalizada da Tese de Doutoramento do Professor Carlos Garcia.

Gostaríamos ainda de agradecer em particular todo o apoio prestado pela Senhora Dra. Emília Clamote à iniciativa, bem como a autorização concedida pela Senhora Dra. Helena Coelho.

Com este pequeno gesto gostaríamos de prosseguir na ideia de fraternidade científica, multidisciplinaridade e colaboração desejada por Carlos Garcia ao lançar os fundamentos do nosso Grupo de Estudos.

 

GEECD

 

Para aceder à Tese de Doutoramento do Prof. Carlos Garcia:

 

Doença de Alzheimer - Problemas do Diagnóstico Clínico por favor clique AQUI